Como a maioria deve saber o Sistema Wing Chun nasceu no sul da China, da para acreditar? O que diferencia das demais artes marciais é que esse estilo de luta, foca sempre em poupar movimentos e por consequência poupar energia.
Sua criação foi focada e direcionada 100% na defesa pessoal, onde qualquer ser humano, independentemente do sexo, força, ou idade, poderá aprender e aplicar.
O estilo da arte marcial do Wing Chun, permite qualquer um a se defender, mesmo que os atacantes sejam mais fortes e maiores.
A principal diferença entre as outras artes marciais é que o sistema Ving Tsun, usa a força do próprio oponente contra ele mesmo, pois em sua essência é um arte marcial de defesa, já nas artes marciais tradicionais como Box, Jiu-jitsu, taekwondo ou outras, usam o sistema de bloquear todos os ataques para depois atacar.
Agora sabemos exatamente o que é o Wing Chun! Nada mais nada, nada mesmo do que uma arte marcial que foca primeiramente em poupar energia em combate, usa a energia do oponente contra ele mesmo.
A outra detalhe importante, caso deseje aprender um pouco mais sobre Wing Chun, veja alguns dos nossos PDF.
Onde Surgiu o Sistema Ving Tsun?
Aprofundando um pouco mais na história do Wing Chun, descobrimos que o mesmo surgiu em meados do ano de 1733, após a destruição do Templo Shaolin pelos Manchuns.
A história aqui começa ficar interessante. Depois da queda do templo Shaolin, Yim Ye e mais 15 discípulos fugiram para as montanhas de Tai Leung.
Lá os mesmos decidiram viver como simples comerciantes. O senhor Tai Leung tinha uma filha chamada Yim Wing Chun, a mesma foi jurada de casamento por um lutador chamado Wong.
Infelizmente o pai da Yim, não podia fazer nada, pois já se encontrava em um estado de idade avançada, se ele tentasse defender sua filha, certamente iria morrer em combate.
Como o senhor Tai Leung tinha um comércio, ele acabou conhecendo muitas pessoas, pois o mesmo era simpático e tratava todos com igualdade. Uma cliente do senhor Tai, ficou sabendo da história e decidiu ajudar a família.
O nome dessa cliente é Monja Ng Mui. Atualmente ela estava hospedada em um templo próximo ao comércio do senhor Tai, o templo se chamava Garça Branca. A mesma decidiu ensinar a Yim a lutar, ela passou praticamente 3 anos da sua vida praticando artes marciais.
Tempos depois a Yim Wing Chun estava uma fera nas artes marciais e estava pronta para encarar o lutador Wong. Como era de se esperar, ela derrotou o mesmo.
Após esse episódio, ela se casou com um lutador de Kung Fu. Após anos de convívio ela começou a criticar e apontar erros no treino do marido, claro não criticava por mal, mas por bem.
O problema foi que o mesmo não gostou muito das críticas e desafiou a própria esposa para um duelo. Final das contas, advinha quem ganhou? Sim a Yim!
Após ter perdido a luta o marido decidiu aprender com a esposa todos os golpes. Após ter aprendido todos os golpes, ele nomeou a arte marcial como Wing Chun.
Vários anos depois o senhor Bok Chau, esposo da Senhora Wim, decidiu ensinar o estilo para um médico chamado Lan Kwai. Para o estilo não morrer, o médico depois de velho decidiu ensinar a arte marcial para um jovem ator da óperca chinesa, seu nome era Wong Wash Bo.
Como o rapaz viajava muito, ela tinha a sua disposição diversas culturas certo? Em uma de suas viagens o jovem Wah Bo conheceu um moço chamado Yee Tei, ele era um lutador especialista em bastão longo.
Com o passar dos tempos os dois foram se tornando cada vez mais amigos, conforme a amizade crescia, os dois iam compartilhando técnicas de lutas um para o outro.
Com a arte marcial Wing Chun mas evoluída, Yee Tei decidiu ensinar as técnicas do seu amigo para um médico e comerciante chamado Leung Jan, o senhor Jan ensinou a arte marcial para seus filhos o Leung Tsun e o Leung Bik e ensinou também para alguns discípulos.
Como podemos perceber, a arte marcial não morreu, por que com o passar do tempo, ela ia sendo ensinada para mais pessoas.
Perto da loja do senhor Jan, existia um homem chamado Chan Wah, o seu sonho era ser aluno do mestre Leung Jan, o problema é que o mestre não aceitou o mesmo como aluno.
Como era de se esperar ele não desistiu do seu sonho! Na sua caminhada conheceu um homem chamado Wah, esse homem era conhecido como o Homem de Madeira, ganhou esse apelido por ser considerado muito forte e quebrar todos os boneco de madeira wing chun das academias.
Conhecendo o senhor Wah, o Chan conseguiu aprender todas as técnicas.
Em um certo dia, o moço chamado Wah levou seu amigo Chan para um local de treino e comunicou o Senhor Leung, que era filho do mestre que seu amigo era profissional no estilo Wing Chun. Então como era de se esperar o Tsun desafiou, em um golpe extremamente forte do Chan, o Tsun caiu e quebrou a cadeira do mestre Jan.
Todos correram para arrumar a cadeira do mestre. Ao chegar a noite, o mestre sentou na mesma e acreditem! A mesma desmontou. Depois do ocorrido o Tsun filho do mestre contou o que tinha acontecido, o mestre então decidiu convocar o Chan até o local novamente.
Chegando lá, Chan mostrou o que havia aprendido e por consequência do talento o mestre acabou aceitando o mesmo para ser seu discípulo.
Como na época as pessoas trabalhavam por dinheiro, o Chan também lutava para ganhar seu dinheiro. Ele era convocado para lutar de verdade, da para acreditar? Com seu talento aparente logo ele se tornou mestre em Wing Chun. Quando já estava idoso, foi convocado pela familia real Yip, lá ele se tornou mestre do Yip man e futuramente esse mesmo homem chamado Yip man seria mestre do Bruce lee.
Não podemos esquecer que ao praticas alguns estilos de artes marciais, primeiramente é preciso ter um bom aparelho de abertura de pernas, pois ele irá lhe permitir uma maior flexibilidade.
Quais são as Melhores Técnicas do Sistema Wing Chun?
Como é sabido, o wing chun se tornou um sistema preferido entre os praticantes de artes marciais chinesas. A preferência com toda certeza é que o mesmo estilo, poupa energia, e também usa a própria energia do oponente contra ele.
Abaixo listaremos, as melhores técnicas para que você comece a praticar hoje ainda movimentos de curta distância.
Vamos passar as nomenclaturas dos principais movimentos ok? Recomendamos que procure uma Academia de Wing Chun para aperfeiçoar e aprender os mesmos.
- Gan sau
- Tan sau
- Lap sau
- Pak sau
- Gum sau
- Lan sau
- Bong sau
- Bil sau
- Tok sau
- Kiwun sau
- Huen sau
- Wu sau
- Fook sau
- Jum sau
- Jut sau
- Tie wau
- Jip wau
- Man sau
Wing Chun para Iniciantes por onde começar?
Uma pergunta que recebemos com frequência é de usuários iniciantes que desejam começar os treinos de Wing Chun.
Uma dica que damos para iniciantes é começar estudar o Wing Chun com materiais gratuitos , seja em forma de vídeo ou em pdf ou se preferir pode fazer um Curso de Wing Chun Online.
Caso não tenha paciência de aprender sozinho, recomendamos que procure uma academia ou instituto especializado em sua sua cidade, os mesmos foram treinados para ensinar todos os estilos.
Um problema que vemos com frequência, é que a grande maioria dos iniciantes não possuem dinheiro para bancar as aulas, para facilitar sua vida separar um vídeo que poderá lhe ensinar o básico do sistema Wing Chun Kung Fu, ok?
O canal é tocado por um jovem chamado Henrique Merloto, o mesmo é especialista em Wing Chun Kung Fu. Não espere receber dicas grandiosas, mas aproveite o máximo das dicas de graça que são passadas ok?
Depois que aprender o básico não hesite! Procure cursos em formato de vídeo, em formato de pdfs ou até mesmo pensem em participar de aulas em escolas especializadas.
Quem foi Yip Man?
Como a maioria sabe o mesmo nasceu em uma família rica, sua família tinha como sobrenome o Yip. Ele se tornou mestre da arte marcial chinesa Wing Chun, ensinou muitas pessoas, um dos seus alunos mais famosos foi o Bruce Lee.
O menino Yip man, vivia entrando em brigas por motivos bobos, a sua vantagem é que ele conhecia bem o Wing Chun e sempre se sobressaia perante a seus inimigos. Ele foi treinado pelo Mestre Wah até o falecimento do mesmo.
Ele nasceu no ano de 1893 e infelizmente morreu no de 1972 devido a um câncer esofágico.